Conseguir empréstimos para empresas não precisa ser uma dor de cabeça para quem ainda é pequeno e deseja investir nos negócios.
Por meio das plataformas peer-to-peer — também conhecidas como P2P —, os empreendedores têm acesso a linhas de crédito mais baratas, menos burocráticas e totalmente digitais.
Nunca ouviu falar nesse tipo de empréstimo e quer saber como funciona? Então, acompanhe a seguir um passo a passo para saber como conseguir essas linhas e alavancar o seu negócio!
O que é o empréstimo P2P?
O empréstimo peer-to-peer é uma modalidade de oferta de crédito em que uma plataforma oferece um canal on-line para facilitar o contato entre quem quer investir e as pessoas jurídicas que precisam de dinheiro.
Por meio desses sites, os investidores concedem empréstimos para empresas e, com isso podem diversificar e potencializar seus investimentos. Em troca, os empreendedores saem ganhando ao ter à disposição recursos financeiros com juros mais baixos e menor burocracia. Ou seja: o oposto do que ocorre nos grandes bancos.
Como obter os empréstimos para empresas?
Para garantir a segurança dos dois lados, porém, o acesso ao crédito não ocorre de uma hora para a outra.
Para obter os empréstimos para empresas por meio da internet, os tomadores devem se cadastrar em plataformas on-line e passar por uma análise de crédito para avaliar o risco oferecido aos investidores.
Se forem aprovadas, as empresas solicitam o crédito desejado aos aplicadores também cadastrados no site. Dessa forma, o pedido de empréstimo ficará exposto a todas as pessoas que compõem a base do serviço de crédito, que decidirão a quem concederão o dinheiro.
Portanto, como o peer-to-peer é uma modalidade de empréstimo colaborativo, ocorre que mais de uma pessoa pode fornecer uma parte da quantia requerida pelos empresários.
Logo, só depois de alcançar os 100% é que você poderá sacar o valor conquistado.
Quais são as vantanges do empréstimo P2P?
Como dissemos há pouco, o empréstimo P2P é colaborativo e dispensa intermediários. Por isso, as plataformas on-line que possuem esse serviço eliminam os altos juros cobrado pelos bancos, que são representados pelo spread bancário — ou seja, a diferença entre os custos da operação e os valores pagos pelos tomadores.
O fato de a concessão de crédito ocorrer apenas no ambiente virtual também reduz os gastos com pessoal e estrutura física das instituições tradicionais. Como resultado, os investidores têm ganhos mais polpudos e os pequenos e médios empresários pagam juros abaixo dos praticados pelo mercado.
Outro resultado prático do peer-to-peer é a redução da burocracia, já que o prazo para a aprovação do empréstimo e a captação do crédito é menor, sem que haja em muitos casos a obrigatoriedade de apresentação de garantias para ter se acesso às linhas.
Empréstimos para empresas com conveniência
E isso sem contar com a conveniência. Afinal, é muito melhor fazer tudo pela internet em vez de ir milhares de vezes para uma agência bancária, não é mesmo?
Você quer se aprofundar mais no tema e saber como obter empréstimos para empresas mais vantajosos para o seu negócio? Então acesse o post com as respostas para as principais dúvidas sobre a modalidade!