Como saber se um boleto é falso?

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Boleto falso: como identificar? 

Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te explicar alguns dos golpes mais conhecidos e te ajudar a identificar se um boleto é falso ou não 😉

Group 3633

1.  Cheque os dados do boleto 

Todo boleto tem algumas informações que podem ajudar a identificar se ele é falso ou não. O documento precisa trazer o número do CNPJ do emissor, que é a  a instituição que está fazendo a cobrança, e do pagador, que é você. Em nossos boletos o CNPJ utilizado para emissão é o 58.497.702/0001-02 do Banco Letsbank S.A.

2. Cheque os dados na hora de pagar 

Você percebeu que não basta conferir as informações que aparecem no boleto. É preciso checar as que aparecem quando você vai pagar o documento. Nessa hora, redobre a atenção aos dados da  empresa que aparecem na sua tela de confirmação de pagamento. 

Muita coisa pode ser diferente aqui: o nome do beneficiário, o banco, o número da conta, o valor. Se algum dado estiver errado, não pague o boleto. Entre em contato conosco para confirmar a veracidade do documento. Você pode entrar em contato pelos seguintes canais de atendimento: meajuda@iouu.com.br ou pelo WhatsApp 11 4858-0862.

3. Confira o código de barras

Aquela série longa de números também pode te ajudar a identificar se um boleto é ou não falso. Os três primeiros números dessa sequência representam o código do banco do beneficiário. Muitas vezes, os golpistas trocam a imagem do banco que aparece no boleto, mas o código é de outro banco.

Em nossos boletos o código do Banco é o 630 (Banco Letsbank S,A.).

Já os últimos dígitos representam o valor exato a ser pago. Ou seja, se o boleto é de uma compra de R$ 129,90, os últimos dígitos serão 12990.

4. Confira possíveis erros de digitação

Além das informações principais, os boletos falsos podem ter erros de digitação que não chamam a atenção num primeiro momento. É comum existir esses erros em e-mails e boletos falsos. Verifique, por exemplo, se não está faltando alguma letra em uma frase, se existem erros de português. Tudo isso é sinal de que o boleto é falso. 

5. Confira se os valores no boleto batem na hora de pagar

Alguns boletos falsos costumam mostrar dados diferentes dos que aparecem quando você vai pagar, na tela do seu aplicativo bancário. Mesmo que seja uma diferença de centavos ou de uma letra, não faça o pagamento.

6. Golpe do e-mail de envio do boleto falso

Outra forma de atuação é enviando um email falso para a pessoa, como se fosse de uma empresa da qual ela realmente é cliente. Nossos boletos somente são enviados pelos e-mails cobranca@iouu.com.br e meajuda@iouu.com.br. Se receber qualquer e-mail sem ser desses e-mails informados, entre em contato imediatamente com a nossa equipe nos canais de comunicação oficiais.

E não se esqueça: se surgir qualquer tipo de suspeita NÃO siga com o pagamento!

Para clientes da IOUU, envie seu relato para meajuda@iouu.com.br descrevendo o ocorrido e anexando as capturas de tela e/ou arquivos suspeitos. Sofreu uma fraude? Entre em contato imediatamente com a nossa central de atendimento no 11 4858-0862.

Dessa forma, poderemos atuar para combater os fraudadores.

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog