Aprenda como fazer empréstimos para MEI

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Se você é um empreendedor e deseja ampliar o seu negócio, mas não quer recorrer aos bancos, por apresentarem muita burocracia e altas taxas de juros, precisa conhecer as vantagens dos empréstimos para MEI.

Para que você saiba como solicitar esse empréstimo, vamos, neste post, definir o que é MEI, apresentar as vantagens da solicitação que a categoria tem, os documentos necessários. Além disso, também vamos trazer alguns cuidados que devem ser adotados para garantir a concessão. Continue lendo e descubra!

O que é MEI?

MEI é uma sigla que significa Microempreendedor Individual e trata-se da pessoa que trabalha por conta própria de forma legal e devidamente registrada.

Um MEI legalizado apresenta como vantagem o Registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Assim, isso possibilita a abertura de contas, emissão de notas fiscais e a solicitação de empréstimos.

Com esses benefícios, o pequeno empresário ganha crédito no mercado e credibilidade para fornecer serviços e está mais amparado em termos de legais.

Quais as vantagens?

Como já foi citado, uma das vantagens de ter um negócio legalizado é poder solicitar empréstimos bancários. Isso é um ponto importantíssimo para quem ainda está planejando uma forma de estruturar melhor a sua microempresa.

Essa é uma forma de incentivar o aquecimento econômico nesse setor e permitir que esses empreendedores possam expandir seus negócios. Portanto, seja por meio da compra de matéria prima, equipamentos novos, solicitação de serviços e a contratação de funcionários, o MEI é vantajoso em diversas frentes.

A linha de crédito de empréstimos para MEI oferece um empréstimo com valor menor, o microcrédito, que apresenta condições especiais. Além de ser obtido sem muita burocracia, esse tipo de acordo apresenta baixas taxas de juros, valores de parcelas reduzidos e mais prazo para pagamento.

Contudo, isso vai depender da instituição e, por isso, fazer uma pesquisa que leve em consideração todas as variáveis do processo é fundamental para garantir a segurança e estabilidade do MEI.

Qual a documentação necessária para conquistar empréstimos para MEI?

Assim como as diferenças no parcelamento e nas taxas de juros, cada instituição exige documentos específicos que o empreendedor possa solicitar os empréstimos. No entanto, alguns documentos são comuns à todos os bancos, veja só:

  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial (CCMEI);
  • Documentos pessoais do empreendedor (Documento de Identidade e CPF);
  • Comprovante de residência, do empreendedor e da empresa.
  • Imposto de Renda pessoal (em alguns casos).

Vale ressaltar que os documentos podem variar entre as instituições, mas é interessante que você tenha em mente os documentos que citamos acima como ponto de partida. Ainda assim, vale consultar a empresa que você deseja contratar antes de separar a documentação.

Como se prevenir de surpresas desagradáveis com empréstimos para MEI?

Além de analisar bem os critérios, taxas, condições de pagamento e outros detalhes da instituição que você deseja solicitar o empréstimo, é preciso avaliar a sua situação perante a dívida que será adquira.

Sendo assim, alguns pontos devem ser revistos antes de conversar com o gerente e realizar o pedido e, também, durante o processo de pagamento. Veja alguns deles:

  • Solicitar o empréstimo sem necessidade;
  • Vender a dívida parcial;
  • Misturar as contas de casa com a do empreendimento;
  • Não ter controle do caixa.

Se prevenir com bastante planejamento, cautela e análise é o melhor jeito de evitar que as surpresas negativas alcancem seu negócio e a sua saúde financeira.

Agora ficou fácil entender como conseguir um empréstimo para MEI, não é mesmo? Para garantir que a sua empresa continue crescendo, veja o nosso post sobre dicas práticas para uma boa gestão financeira e não tenha mais desconforto na hora de gerenciar contas.

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog