Papo IOUU | Dicas de crédito, investimentos e empreendedorismo!

4 passos para escolher empresa para empréstimo peer-to-peer

Written by Papo IOUU | Oct 15, 2022 12:29:30 AM

O empréstimo peer-to-peer lending (P2PL) é uma interessante modalidade para quem tem dinheiro sobrando e quer buscar boa rentabilidade em aplicações. Ele é diferente os comuns, trazendo mais vantagens para quem quer se aventurar, justamente por não necessitar do intermédio de instituições financeiras.

Mesmo sendo uma modalidade atrativa, os empréstimos peer-to-peer requerem muita atenção de quem vai optar por eles. Alguns detalhes básicos precisam ser observados para que a melhor alternativa seja aquela em que o dinheiro será aplicado. Isso é fundamental para a segurança do empréstimo.

O post a seguir vai ajudar a você na hora de decidir qual a aplicação mais adequada. Para isso, traremos 4 dicas fundamentais. Confira!

1. Observe a taxa de juros ao considerar um empréstimo peer-to-peer

Assim como em qualquer outra modalidade de empréstimo, na P2PL também há a incidência de juros. Sendo assim, é fundamental observar qual taxa está sendo praticada antes de aderir a alguma aplicação disponível.

Como comparação, cheque como estão os juros de outros empréstimos da mesma modalidade. Será possível observar qual é a taxa média. É importante que a aplicação escolhida não esteja muito acima, já que isso pode representar riscos. Verifique se é vantajosa em relação às possibilidades de rentabilidade.

2. Verifique como estão as finanças da empresa

Os empréstimos peer-to-peer são muito comuns para empresas que buscam capitalização, ou até mesmo aquelas que buscam financiamento por crowdfunding, a fim de iniciar suas atividades no mercado correspondente.

Portanto, é altamente recomendável verificar como andam as finanças da empresa. Verifique informações prévias sobre ela no mercado, além de checar se há algum tipo de ação jurídica contra ela. Além disso, é importante também estar atento a possíveis relatórios de balanços oferecidos. A propósito, se a mesma não disponibilizar esse tipo de documentos que atestem sua boa saúde financeira, é bom não arriscar.

3. Saiba quanto a empresa está buscando

Os valores buscados pelas empresas por meio do empréstimo peer-to-peer podem ser para diferentes finalidades. Há a possibilidade de ser um financiamento completo para fundar um negócio, ou simplesmente uma capitalização pontual para alguma atividade ou setor.

É importante entender que nesse tipo de aplicação o investidor está “emprestando” dinheiro para essa empresa, para assim mais tarde receber de volta com juros, gerando a rentabilidade.

Boas garantias desse lucro podem estar ligadas ao valor solicitado. Se for apenas uma capitalização pontual, são boas as chances de a empresa ser sólida, ou seja, menores os riscos do empréstimo.

4. Busque por informações claras

Investidores sempre têm dúvidas sobre suas aplicações. Isso é ainda mais forte quando se tem pouca experiência no mercado financeiro. Uma maneira simples de evitar esse tipo de problema é buscar o máximo de informações possíveis, especialmente no que diz respeito aos riscos do empréstimo.

Desse modo, é fundamental estar em contato com empresas que disponibilizem todos os dados necessários, com informações claras sobre riscos, taxas de juros, responsabilidades, prazos e o que mais for necessário. Além disso, é interessante que elas mantenham uma comunicação eficiente com os investidores.

Busque o empréstimo peer-to-peer ideal

Com essas dicas é possível buscar um empréstimo peer-to-peer de qualidade, com poucos riscos, ótimas rentabilidades e, principalmente, muita transparência por parte da empresa envolvida.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Que tal conhecer serviços que ligam empresas com investidores? Entre em contato para saber mais sobre como trabalhamos!